Trabalho Morfologia
ANELISE JASPER SASSI
MORFOLOGIA E ANATOMIA VEGETAL
PALOTINA
2014
- Definição de mesofilo
Mesofilo é o conjunto de tecidos parenquimáticos das folhas das plantas, posicionados entre as epidermes superior e inferior. É constituído pelo Parênquima paliçádico, pelo Parênquima lacunoso, por células esclerenquimáticas e colenquimáticas. Muitos autores também incluem no conjunto do mesofilo os tecidos vasculares.
- Mesofilo heterogêneo e homogêneo
O mesofilo heterogêneo tem seções de folhas com parênquima paliçádico e lacunoso sendo simétrico quanto assimétrico, já o mesofilo homogêneo é provido de células aproximadamente isodiamétricas no parênquima lacunoso, e provido de células em paliçadas no parênquima paliçádico.
- Características anatômicas e morfológicas das folhas das plantas hidrófitas, xerófitas e mesófilas Mesófilas - plantas que vivem em ambientes úmidos e espécies e hidrófitas - que vivem parcialmente ou totalmente submersas na água, apresentam células epidérmicas com paredes finas, pouco cutinizadas e a cutícula é delgada ou mesmo ausente. Nas xerófitas - plantas adaptadas à ambientes secos, com pouca disponibilidade de água, as células da epiderme foliar apresentam paredes espessas, são intensamente cutinizadas, além de uma cutícula grossa, características estas que auxiliariam o vegetal na redução da transpiração cuticular.
As plantas hidrófitas, geralmente, apresentam mesofilo relativamente indiferenciado, ou diferenciado em aerênquima. Outras espécies, não apenas as hidrófitas, particularmente certas monocotiledôneas, também apresentam o mesofilo uniforme, sem grande distinção entre os parênquima paliçádico e lacunoso. O mesofilo pode apresentar ainda uma hipoderme, que é um tecido derivado do meristema fundamental; geralmente relacionado com o armazenamento e/ou transporte interno de água. A hipoderme, geralmente, apresenta poucos cloroplastos em suas células, o que, às vezes, nos leva a