Trabalho modelos atômicos
Elétron
Carga negativa de um átomo e é responsável pela criação de campos magnéticos e elétricos.
Próton
É uma particula sub-atomica que faz parte do núcleo do atamo. “Convenciounou-se” que o proton é uma carga positiva.
Experiencia de Rutherford
Para provar que os átomos não são maciços, Rutherford elaborou uma experiência onde uma fina placa de ouro era bombardeada por partículas alfa. Ele então notou que a maior parte dessas partículas atravessava a lâmina, e pouquíssimas eram repelidas ou desviadas. O motivo de algumas partículas serem repelidas é que bateram de frente com o núcleo atômico do ouro. As que sofreram desvio passaram muito perto do núcleo, pois a partícula alfa é de carga positiva, e o núcleo do ouro também. Assim, provou que o átomo possui um grande vazio, um espaço muito grande entre os elétrons e os prótons do núcleo.
Nêutron
É eletricamente neutro (0) e, junto do próton forma o núcleo do átomo.
Núcleo atômico
Constituído por nêutrons e prótons. Se não houvesse nêutrons no núcleo separando um próton de outro haveria repulsão entre eles. A quantidade de nêutrons é sempre maior ou igual ao número de prótons.
Eletrosfera
É a região externa do átomo onde se localizam os elétrons. Ela é dividida em sete camadas que recebem as letras K, L, M, N, O, P e Q.
Modelo atômico atual
É baseado na teoria de Bohr, que era um aluno de Rutherford. Bohr disse que o átomo possuí camadas. Essas camadas estão distribuídas fora do núcleo, na eletrosfera. Ele disse que quando um átomo recebe energia ele pula de uma camada para outra. Mas ele vai querer voltar para sua camada inicial. Então ele devolve essa energia recebida em forma de luz ou eletromagnética.
Trabalho feito