Trabalho Modelos Atomicos
Prof. Vitor de Araújo Freitas
Disciplina: Química
Láysa da Cunha dos Santos
MODELOS ATÔMICOS
Serra, 2014
Láysa da Cunha dos Santos
MODELOS ATÔMICOS
Serra, 2014
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como intuito apresentar todos os teóricos que colaboraram para o aperfeiçoamento do tema modelos atômicos. Teóricos como, Dalton, Thompson, entre outros colaboradores que serão citados ao longo do trabalho. Onde cada teórico foi colaborando para o conhecimento e aperfeiçoamento deste conceito.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O QUE É MODELO ATÔMICO?
Os modelos atômicos são teorias baseadas na experimentação feita por cientistas para explicar como é o átomo.
Os modelos não existem na natureza. São apenas explicações para mostrar o porquê de um fenômeno. Muitos cientistas desenvolveram suas teorias. Com o passar dos tempos, os modelos foram evoluindo até chegar ao modelo atual.
2.2 MODELO ATÔMICO DE DALTON
O átomo de John Dalton era uma bolinha maciça e indivisível.
Para ele, a matéria era formada por partículas que não podiam ser divididas chamadas de átomos. Seu trabalho era baseado nas Leis Ponderais de Proust e Lavoisier.
Dalton utilizava círculos de mesmo diâmetro com inscrições para representar os átomos dos diferentes elementos químicos. Assim, ele estabeleceu os postulados a seguir:
I) Todas as substâncias são constituídas de minúsculas partículas, denominadas átomos, que não podem ser criados e nem destruídos. Nas substâncias, eles se encontram unidos por forças de atração mútua.
II) Cada substância é constituída de um único tipo de átomo. Substância simples ou elementos são formados de “átomos simples”, que são indivisíveis. Substâncias compostas são formadas por “átomos compostos”, capazes de se decompor, durante as reações químicas em “átomos simples”.
III) Todos os átomos de uma mesma substância são idênticos na forma, no tamanho,