ESTUDO DIRIGIDO SOBRE MRSA E INFECÇÃO O HOSPITALAR
Graduação em Fisioterapia
Milena Maria Estevinho de Athayde
TRABALHO DE MICROBIOLOGIA E
IMUNOLOGIA
Trabalho apresentado à Prof.ª Débora Rama, na disciplina de Microbiologia e Imunologia.
Rio de Janeiro/ RJ
Realengo/ 1º Semestre de 2015
Pergunta 1: Com relação ao MRSA:
a) Explique o que é MRSA e seu impacto no ambiente nosocomial.
MARSA é a sigla para staphilococcus aureus multirresistente. (M de meticilina, A de aminoglicosídeo, R de resistente, SA de staphilococcus aureus). Significa que esse vírus está resistente à grande maioria (ou todas) as drogas disponíveis. Diz-se MARSA, por que se ele é resistente a meticilina e aminoglicosideos, ele é resistente a quase tudo (ou tudo mesmo). Os sintomas dependem de que órgão está sendo atingido pela infecção, mas na prática, quase sempre se apresenta como bacteremia, sepse ou choque séptico.
(Em termos leigos: infecção generalizada, com febre ou hipotermia, choque, CIVD, disfunção de múltiplos órgãos.) Essa bactéria se dissemina rapidamente em hospitais, provoca riscos de infecções nos profissionais e pode agravar o quadro dos pacientes.
b)
Quais são os mecanismos de resistência a antimicrobianos apresentados pelo MRSA?
A aquisição de resistência microbiana a antibióticos pode ocorrer através de mutações e a aquisição de plasmídeos R por diferentes mecanismos químicos, podendo também produzir enzimas que modificam a parte ativa da molécula do antibacteriano, tornandoo praticamente inativo, ou ainda, sintetizar novas enzimas que não sofrem a ação do antibacteriano e que possuem a mesma atividade metabólica das enzimas que são inativadas pelo mesmo. Associado a estes fatores, baixas concentrações de antibióticos alteram a estrutura e antigenicidade bacterianas, a síntese e excreção de enzimas patogênicas e a cinética de crescimento bacteriano (Lorian, 1993).
Pergunta 2: Com relação à infecção hospitalar:
a)
O que é infecção hospitalar e como podemos evitá-la?
Infecção hospitalar é qualquer tipo de