TRABALHO MILENA
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Microeconomia e Macroeconomia 4
2.2 Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial 6
2.3 Ética, Política e Sociedade 9
3 CONCLUSÃO e Considerações finais 25
REFERÊNCIAS 26
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de uma análise, com base no texto proposto “ Estrutura de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul”, das principais estruturas de mercado apresentadas e seus respectivos conceitos. O trabalho traz também uma descrição de métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial, que tem relação com a metodologia aplicada no referido texto proposto, e termina com uma pesquisa sobre a tendência do capitalismo de se tornar monopolista e em que isso implica.
2 DESENVOLVIMENTO 2.1 microeconomia e macroeconomia
Entende-se por estrutura de mercado os modelos que caracterizam a forma como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado possui aspectos essenciais resultantes da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados já existentes. Sabe-se que, em todas as estruturas existe o objetivo de maximização de lucro.
As estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto e; existência de barreiras à entrada de novas empresas. Essas três variáveis estão expressamente visíveis no texto proposto, porém, essa última é maior evidenciada pelo autor por ser uma característica da estrutura de mercado de oligopólio, tema central do texto.
O texto proposto possui indícios de várias estruturas de mercado indo da concorrência imperfeita ao oligopólio. A estrutura de mercados da concorrência imperfeita é caracterizada por um mercado em que há um grande número de empresas produzindo determinado produto, sendo que cada empresa produz o seu próprio produto específico, sendo que possuem semelhanças entre si, as