Trabalho Unopar Milena Atual
1. INTRODUÇÃO 3
2. Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista. 4
3. Métodos de custeio. Diferenças entre custeio variável e custeio por absorção 5
4. Preço de venda e a geração do lucro 8
5. Unidades equivalentes de produção: esclareça com exemplos. 9
6. Custeio ABC: possibilidade de utilização para fins fiscais 10
7. Ponto de equilíbrio 11
8. A importância de um sistema de informação integrado na empresa 13
9. A aplicabilidade da Contabilidade Gerencial dentro da organização empresarial. 14
10. conclusão 15
REFERÊNCIAS 16
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos tratar de uma Indústria que industrializa cuecas e calcinhas. A Indústria Pelicano Ltda. esta passando por um momento difícil na sua gestão empresarial por isso solicitou análise da formação do custo de produção e preço de venda do produto. O objetivo desse trabalho é levar informações teóricas e conceitos que contribuam para que se entendam os Métodos de custeio e suas diferenças, a formação do preço de venda e a geração de lucros, quais as possibilidades do custeio ABC para fins fiscais, o ponto de equilíbrio, a importância de um sistema de informação integrado na empresa.
2. Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista.
Convém explicar o que são custos. Para Martins (2003, p.25) o custo representa um gasto relativo a um bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços. É um dispêndio ( em tempo, dinheiro, esforço, etc ). Para apuração desses custos é utilizada a contabilidade de custos tanto para formação de estoques como para determinação dos lucros auxiliando no controle e na tomada de decisões.
Nas Indústrias Nas indústrias segundo Costa ( 2009, p.27 ) os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos. Como os custos em uma