Trabalho Metodologia
São divididos em três classes:
1 – Citação Direta: É a transcrição, no corpo do seu trabalho, uma expressão, uma frase, um parágrafo ou de um texto, usando exatamente as mesmas palavras usadas pelo autor da obra pesquisada. Informa o autor, o ano da edição do livro e a página em que esta a citação, a citação é de até 3 linhas para a curta e a partir de 4 para a longa, com aspas dentro do texto.
Exemplo da curta:
Para Morin (2000, p. 56), é na linguagem que o discurso “ganha seu sentido com relação à palavra, mas a palavra só fixa seu sentido com relação ao discurso no qual ela se encontra encadeada”.
Exemplo da longa:
Diz Ducrot (1977) que somos levados a admitir que as relações intersubjetivas inerentes à fala não servem apenas à troca de conhecimento, mas a uma grande variedade de relações inter-humanas. O trecho abaixo explica bem o que o autor quer mostrar:
A língua, entãom não é mais apenas o lugar onde os indivíduos se encontram, formas bem determinadas. Não é mais somente uma condição da vida social, mas um modo de vida social. (DUCROT, 1977, p. 12).
2 – Citação Indireta: É a transcrição livre do texto, ou seja, usando nossas próprias palavras para expor as ideias do autor. Se o trecho for muito longo, podemos interpretar as ideias do autor elaborando uma síntese. Nesse tipo de citação não se utiliza aspas, mas dados sobre a publicação devem ser citados. Informa o autor, o ano da edição do livro (não precisa informar a pagina de onde foi retirado). Exemplo: Como já destacado, Marcondes Filho (1989) tem uma visão crítica do modo de produção das notícias. Ele caracteriza três formas de falseamento ou encobrimento das notícias. São elas: o jogo com o texto noticioso, produzindo a fragmentação da realidade e a personificação dos processos sociais; o uso da linguagem técnica; e a política do destaque e da supressão de informações. Promovem-se aqui algumas considerações sobre o que se denomina de padronização da linguagem jornalística,