Trabalho Metodologia Lingua Portuguesa
Uma tendência forte entre os brasileiros é afirmar que falamos todos a mesma língua e que não existem dialetos no Brasil. Bagno descreve uma série de mitos presentes em frequentes afirmações sobre a língua portuguesa, o autor denomina de mitologia do preconceito linguístico. O mito numero um apontado por bagno diz o seguinte: a língua portuguesa falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente. Esse é para o autor o mais sério dos oito mitos, uma vez não reconhecida a diversidade linguística no Brasil, as pessoas que falam uma variedade desprestigiada são frequentemente vitimas de descriminação.No Brasil, projetos de pesquisa são realizados para analisar as variedades linguísticas de diversas cidades e por diferentes comunidades linguísticas. A linguagem é a soma da Língua e da fala, sendo o código usado por uma sociedade para a comunicação entre seus membros.
2.3
Variáveis são maneiras de dizer a mesma coisa em um mesmo contexto e com o mesmo valor da verdade. As pessoas se divertem comparando variedades linguísticas das regiões do Brasil. A variação fonética é que caracteriza os diversos sotaques que existem pelo Brasil que acontece nos segmentos da consoante exemplificada ou mesmo vogal pronunciada.
2.4
Concluímos então que não existe o errado ,mas o diferente.E regra, nesse caso,não significa prescrição ,mas uma sistematização linguística do falante de acordo com a variedade de comunidade linguística .O problema de ser diferente não está no fato linguístico,mas nas convenções sociais e culturais da sociedade em que está inserido o falante.