TRABALHO METODOLOGIA JULIANA
RESENHA CRÍTICA
Discente: Juliana Alcântara Docente: Ms. Edinéia Souza
ESTUDO SOBRE A ECONOMIA PLURALISTA
O estado da arte em economia: O método na economia: Desenvolvimentos recentes, questões e reflexões. 1ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2011. 123 p.
Professora sênior da Universidade de São Paulo, Ana Maria Afonso Ferreira Bianchi tem graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela PUC São Paulo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e é mestra e doutora pela Universidade de São Paulo. Suas pesquisas tem destaque nas áreas da metodologia econômica, história do pensamento econômico, retórica da economia e economia do desenvolvimento.
Recebeu diversos prêmios, entre eles estão o Prêmio de Excelência Acadêmica e o de Melhor Avaliação Didática do Curso de Economia.
Na obra Ana Maria Bianchi analisa a atual crise econômica e as maneiras, ou métodos, que os economistas utilizam para estudá-la. Demonstra que é essencial entender a natureza do conhecimento para achar as soluções para os problemas do mundo.
Revela que a busca incessante pelo conhecimento verdadeiro é inútil, pois não é possível encontrá-lo.
Ela cita três pensadores: Karl Popper, que é contra o dogmatismo; ele explica que é necessário ter teorias que possam ser contestadas; Kuhn, que estuda a história da ciência e o que diz à estabilidade do trabalho dos cientistas Imre Lákatos, que defende uma maior análise maior dos resultados negativos, pois estes muitas vezes são esquecidos.
Evidencia como é a nova metodologia econômica, que ela é muito ligada à história do pensamento e que não afastou-se totalmente da ortodoxia. Aponta que há um uma contradição entre positivismo e relativismo.
A heterodoxia e a