Trabalho Metais
A Classificação geral dos metais está relacionada a quatro tipos, que são: metais, polímeros, cerâmicas e compósitos.
Metais
Os metais podem ser:
Ferrosos: aqueles cujo principal constituinte é o ferro ou níquel (Aços e Ferro Fundido).
Não Ferrosos: aquele que não tem o ferro ou níquel (Cobre e suas ligas: latão e bronzes).
Polímeros
Os polímeros são macromoléculas constituídas por uma enorme quantidade de átomos, formando cadeias lineares.
Temos polímeros naturais, como lã, couro, ceda e grafite natural e sintéticos, como nylon, teflon, PVC e silicone, ou ainda orgânicos, como lã, couro, teflon, PVC e inorgânicos, como amianto e silicone.
Cerâmicas
As cerâmicas também podem ser metais e não metais, sendo seu alto ponto de fusão, alta resistência a corrosão, alta dureza, alta resistência a abrasão, isolante térmico e elétrico como propriedades comuns.
Compósitos
São formados por dois ou mais materiais que não se dissolvem ou formam ligas em larga escala. Suas propriedades são a combinação das propriedades de seus constituintes. Exemplo: o concreto é a combinação de cimento, brita e areia. A brita e a areis reforçam o material.
As Características e propriedades dos metais estão ligadas a:
Brilho: quando polidos apresentam um brilho característico, graças aos elétrons livres localizados na superfície dos metais que absorvem e irradiam a luz.
Maleabilidade: a capacidade de se apresentarem em lâminas e chapas finas.
Ductibilidade: conforme uma pressão adequada em regiões específicas, com o deslizamento provoc ado nas camadas de átomos, podem se transformar em fios e lâminas.
Condutibilidade: são ótimos condutores de corrente elétrica e calor, tendo a capacidade de conduzir 10 a 100 vezes mais rápido que outras substâncias.
Ponto de fusão e ebulição elevado: o metal Tungstênio se funde (derrete) à temperatura de 3.410°C e entra em ebulição em 4.700°C.