Trabalho meio ambiente
Trabalho Meio Ambiente
Vila Velha, 2013
Trabalho Meio Ambiente
Trabalho apresentado na disciplina de Meio Ambiente, na turma EC1Nb, na Universidade de Vila Velha.
Prof. José Luiz Gouvea Gasparini
Vila Velha, 2013
1 - Camada de Ozônio
É uma porção da atmosfera terrestre onde a concentração do gás ozônio (O3) é maior do que nas outras camadas. Esta camada fica na estratosfera e está à cerca de 30 km de altura, nível onde o ozônio atinge sua concentração máxima.
O ozônio é um gás instável, formado por três átomos de oxigênio (forma alotrópica do oxigênio). É um agente oxidante extremamente poderoso, adquirindo características tóxicas em altas concentrações e nas camadas mais baixas da atmosfera. Na temperatura ambiente ele possui uma cor azul-pálida e em estado líquido possui características explosivas.
O ozônio é produzido na própria estratosfera através de uma reação fotoquímica onde a radiação ultravioleta decompõe o oxigênio em sua forma atômica. O oxigênio atômico logo em seguida, pela ação de um catalisador, se une a uma molécula de oxigênio originando o ozônio que então sobe para camadas mais altas e sofre novamente a ação dos raios UV que decompõem a molécula de ozônio em uma reação de destruição e criação constante e equilibrada.
A camada de ozônio formou-se há aproximadamente 400 milhões de anos e de lá até hoje mantém praticamente a mesma espessura, com exceção da região do chamado “buraco na camada de ozônio”. Foi a camada de ozônio que permitiu o surgimento da vida sobre a terra ao refletir a maior parte dos raios ultravioletas. Sem o ozônio o mundo seria um lugar extremamente quente, praticamente inabitável. Por isso a destruição da camada de ozônio é algo tão preocupante.
Elementos como o cloro, bromo, hidrogênio e carbono, ao atingir a camada de ozônio reagem com o oxigênio livre resultante da decomposição