trabalho mecflu
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
GUSTAVO HENRIQUE VERONESE VIEIRA
HENRIQUE BATISTA
JOÃO CARLOS PERIN GUIMARÃES
ELEMENTO FLUTUANTE – SILVERBOAT
PATO BRANCO
2014
GUSTAVO HENRIQUE VERONESE VIEIRA
HENRIQUE BATISTA
JOÃO CARLOS PERIN GUIMARÃES
ELEMENTO FLUTUANTE – SILVERBOAT
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Mecânica dos Fluidos I, no curso de Engenharia Civil, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Prof. Joviano Janjar Casarin
PATO BRANCO
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1 Estabilidade de corpos flutuantes 4
2.2 Grau de estabilidade 5
3 OBJETIVO GERAL 5
3.1 Objetivos Específicos 6
4 MATERIAIS 6
5 PROCEDIMENTOS 6
6 RESULTADOS 7
7 CONCLUSÃO 9
8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Um elemento flutuante é uma estrutura como qualquer outra, porém ele necessita de características de resistência a fim de manter sua estabilidade.
Várias são as condições para que esta estabilidade seja mantida, dentre elas, a somatória das forças agindo sobre o corpo deve ser nula, assim como as dos momentos. Deve-se levar em consideração todas as forças agindo sobre o corpo, a pressão atmosférica e a pressão da água.
O presente relatório, baseado na execução de um elemento flutuante, nos apresenta os valores teóricos do projeto desenvolvido pelos acadêmicos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando se mergulha um corpo em um líquido, seu peso aparente diminui, chegando às vezes a parecer totalmente anulado quando o corpo flutua. Esse fato se deve à existência de uma força vertical de baixo para cima, exercido no corpo pelo líquido, a qual recebe o nome de empuxo ou força de flutuação.
A Força de flutuação se deve a diferença das pressões exercidas pelo fluido nas superfícies inferior e superior do corpo. Sendo as forças aplicadas pelo fluido na parte inferior maiores que as exercidas na parte superior, a