Trabalho Max
Max Weber (1864-1920) nasceu em Erfurt, Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg. Entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério em consequência de um colapso nervoso. No período que ficou afastado, colaborou em diversos jornais alemães e realizou diversas pesquisas. Max Weber é considerado um dos fundadores da sociologia moderna, ao lado de Conte, Marx e Durkheim.
Suas obras principais são A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo - primeira e segunda parte -; Ensaio sobre algumas categorias da Sociologia Compreensiva; A Ética econômica das religiões universais; Conferências sobre a Ciência e Vocação e a Política e Vocação; Economia e sociedade - Póstumo; História Geral da Economia - Póstumo.
Método Compreensivo
O método compreensivo, defendido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações. Se, por exemplo, uma pessoa dá a outra um pedaço de papel, esse fato, em si mesmo, é irrelevante para o cientista social. Somente quando se sabe que a primeira pessoa deu o papel para a outra como forma de saldar uma dívida (o pedaço de papel é um cheque) é que se está diante de um fato propriamente humano, ou seja, de uma ação carregada de sentido. O fato em questão não se esgota em si mesmo e aponta para todo um complexo de significações sociais, na medida em que as duas pessoas envolvidas atribuem ao pedaço de papel a função do servir como meio de troca ou pagamento; além disso, essa função é reconhecida por uma comunidade maior de pessoas.
Ação social
2. O conceito de ação social é central na sociologia weberiana, e constitui o objeto de sua “sociologia compreensiva” toda ação humana que carrega implícito um sentido subjetivo (expresso pelos sujeitos) referente à conduta de outrem e orientado, no seu desenvolvimento, por essa conduta.
É importante diferenciar ação social de relação