Trabalho max weber
“ A Sociologia é compreensiva”
Sociólogo que focou suas pesquisas no estudo das ações sociais dos indivíduos. Weber é considerado, junto com Karl Marx e Emile Durkheim, um dos fundadores da sociologia e dos estudos comparados sobre cultura e religião, disciplinas às quais deu um impulso decisivo.
Principais Obras
- A Ética Protestante e o espírito do capitalismo (1903)
- Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921)
- Estudos de Metodologia (1922)
- Política como vocação
Weber analisou o universo burocrático em que vivia. Segundo sua concepção, o Iluminismo teria rompido com os costumes e as supertiçoes em favor da ciencia e da tecnologia. A burocracia seria um tentativa de racionalizar a ascensão do capitalismo, organizando as pessoas e o crescimento econômico, político e social. Este conceito faz parte da ideia de sociologia defendida por Weber.
Para ele, a sociologia deveria ser uma ciência neutra, concebida para oferecer serviços para qualquer comprador público ou privado.
Neste sentido, Weber considerava o indivíduo e sua ação como chave de investigação sociológica, negando a primazia das instituições sociais ou do grupo (Durkheim).
Era contrário ao positivismo, pois via no pesquisador mais do que um simples registrador de informações e sim um ser ativo na elaboração do conhecimento.
Weber e o Capitalismo
Na tentativa de avaliar o grau de relação entre o desenvolvimento do capitalismo e a moral protestante, observou que o protestantismo impulsionou o capitalismo ao impor uma série de perspectivas que tangenciam a perspectiva verificada no catolicismo.
Assim, afirma que as religiões e seitas protestantes contribuíram notavelmente para o surgimento do “espírito de capitalismo” e que o discurso teológico presente nas derivações religiosas fruto das Reformas acabaram acarretando em relevantes posturas no plano econômico através de sua influência na doutrina capitalista.
Para Weber, a sociedade era composta de partes cuja constituição