trabalho matematica
Aluno(s):
1406856 - JOÃO NEYDSON DIAS DANTAS
1316435 - ADIRISLAINE ANTUNES DE SA SILVEIRA
1330238 - ALCIONE MARTINS DE SOUSA ANTUNES
1330735 - VALDIR DE FREITAS BARBOSA
1310734 - ARLY RODRIGUES DOS S SOUSA
POLO
Unip
2014
As Derivadas
A derivada é muito usada no cotidiano, e representa a taxa de variação instantânea de uma função. Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo a função aceleração é a derivada da função velocidade.
A noção derivada é quase uma extensão do coeficiente angular da geometria analítica, mas se aplica a qualquer função, e não apenas a retas.
Para conhecer derivada é preciso conhecer o conceito de limite, que é uma aproximação infinitésima de x a algum valor, mas sem um x seja exatamente aquele valor.
Por atuar em diversas áreas das ciências exatas, derivadas tem várias aplicações. Na economia, por exemplo, a derivada ajuda prever os efeitos de determinadas políticas e calcular a atividade de um negócio dentro de determinadas características. Por exemplo: na engenharia, todos os problemas podem ser modelados em função de derivadas, pois elas modelam sempre uma transição entre um ponto de operação para outro. Imagina quando ao ligarmos um carro e acelerar até chegar em uma velocidade constante, a aceleração é diferente de zero(que é a derivada da velocidade).
Logo conseguimos modelar a dinâmica de um carro usando derivadas. Esse é um exemplo mais simples, esse tipo de modelagem matemática (usando derivadas e integrais), é vista em cursos mais avançados, pois são aplicações bem específicas. Algumas outras aplicações:
Imagina que você ao calcular o campo elétrico de um poste. Dependo do nível do campo, você pode sofrer doenças, como o câncer, logo é importante fazer o cálculo. O cálculo desses campos é feito usando soluções de integrais;
Algumas estruturas como pontes, podem sofrer vibrações que podem