Historia dos seres vivos
Capitulo – A historia dos seres vivo
Origem e evolução dos primeiros seres vivos 4
Teoria de Oparin e Haldane 4
Hipótese Heterotrófica 4
Teoria da Panspermia 5
Teoria do Criacionismo 5
Evolução dos Animais 5
Protocordados 6
Peixes 6
Anfíbios e Répteis 6
Dinossauros 6
Aves e Mamíferos 7
Evolução das plantas 7
Evolução da espécie humana 8
Australopitecos 8
O gênero Homo 9
Conclusão 10
Referências bibliográficas: 11
Origem e evolução dos primeiros seres vivos
Uma das primeiras hipóteses acerca da origem da vida foi a da geração espontânea ou abiogênese, segundo a qual a vida poderia surgir de matéria sem vida. Essa hipótese era supostamente comprovada pelo surgimento de moscas na carne em decomposição, de ratos em trapos sujos, etc.
O cientista Francesco Redi (1626-1698) foi o primeiro a questionar essa hipótese. Ele colocou carne e outros alimentos em vários vidros, mantendo alguns cobertos com gaze e deixando outros abertos. Se apenas a carne fosse suficiente para a formação de larvas, estas deveriam aparecer em todos os vidros. Após alguns dias, porém, surgiram larvas somente nos vidros abertos, o que permitiu concluir que as larvas se originaram de ovos depositados por moscas e não por abiogênese.
Redi generalizou suas conclusões afirmando que todos os seres vivos vêm sempre de outros seres vivos; era a teoria da Biogênese.
Teoria de Oparin e Haldane
Na década de 1930, trabalhando de forma independente, os cientistas Aleksandr I. Oparin (russo; 1894-1980) e John B. S. Haldane (escocês; 1892-1964) chegaram à mesma conclusão: nas condições da Terra primitiva, a vida poderia ter surgido da matéria sem vida ao longo de um grande período de tempo.
Em 1953, o cientista americano Stanley Miller