Classificação dos Seres Vivos
TEMA/CONCEITO: Classificação dos Seres Vivos. SÉRIE/NÍVEL: 7º ano.
CASO ESCOLHIDO: André Luiz.
JUSTIFICATIVA
As crianças têm curiosidade natural sobre os seres vivos em geral. Eles estão presentes no dia-a-dia de diversas formas e possibilitam que as crianças construam conhecimentos significativos sobre eles. Isto cria condições para que possam desenvolver atitudes de respeito e preservação ao meio ambiente. É importante garantir que a curiosidade da criança seja explorada para a construção destes conhecimentos, criando momentos em que ela possa expressar suas opiniões, levantar e checar hipóteses, a fim de estabelecer relações entre os seres vivos e o meio ambiente. Desta forma, ao conhecer mais detalhes sobre a classificação dos seres vivos ela poderá compreender a necessidade de se ter atitudes de respeito e conservação para a preservação das espécies.
OBJETIVO GERAL
Compreender a importância dos nomes científicos, como é escrito e por que é escrito dessa forma. Compreender como os organismos são classificados e conhecer as categorias taxonômicas. Conhecer a história da classificação dos seres vivos, quem deu início a essa classificação e os pesquisadores que deram continuidade a essa prática.
OBJETIVO ESPECÍFICO
1) Conhecer a classificação científica dos seres vivos e sua história;
2) Sensibilizar os alunos para a necessidade de classificar os objetos de estudo;
3) Levá-los a fazer uma classificação a partir de critérios por eles criados;
4) Levá-los a explicar os critérios escolhidos;
5) Utilizar estratégias de pesquisa: leituras, observações, experimentações e registros para coleta, comparação entre explicações, organização, comunicação e discussão de fatos e informações.
6) Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum.
CONTEÚDOS
- História da classificação dos seres vivos (pesquisadores que trabalharam com a classificação dos seres vivos e suas ideias). - Nomes científicos (importância, vantagens do seu uso,