trabalho marketing Jorge
1)Por muito tempo, o varejista tradicional ainda resistiu aos avanços do varejo de autosserviço. Hoje, este último formato é predominante no mercado. Como você vê a questão da evolução do varejo eletrônico para os próximos anos.
Num ambiente econômico extremamente competitivo e em constante mutação, as empresas têm buscado canais alternativos de distribuição, com os objetivos de aumentar a eficiência operacional e se colocar cada vez mais próximas do consumidor. No setor varejista não é diferente. O varejo, um dos maiores setores na economia mundial, tem sido inovador na forma de distribuição do produto, na agilidade no atendimento ao consumidor e nas inovações em tecnologia. Seu crescimento tem sido constante devido ao aumento dos investimentos estrangeiros no setor e a entrada de empresas de grande porte, que têm conquistado parcelas expressivas do mercado.
O desenvolvimento de novas tecnologias e o advento da TI (Tecnologia da Informação) tem influenciado todos os setores, Santos (2006) escreve que “...no setor de varejo, a TI tem sido frequentemente usada para melhorar o serviço aos clientes, reduzir custos e competir eficientemente, conforme Moriarty e Swartz (1989), caracterizando aumento de produtividade e, consequentemente, importante área de estudo”. (p. 15) O aumento da entrada das organizações comercias na Internet tem elevado o número de usuários na rede. Segundo ÂNGELO e SILVEIRA (Org.1999, p.92), “mais serviços irão surgir para facilitar a vida das pessoas, tornando a rede uma nova ferramenta de trabalho, onde os usuários poderão fazer inúmeras coisas sem sair da frente do computador.”
Neste contexto uma nova onda vem procurar espaço na relação demanda oferta o chamado Varejo sem Loja; que ano após ano vem tomando mais espaço na preferência do consumidor. Esta opção de compra começou inicialmente suprindo necessidades das pessoas como a falta de tempo para efetuar suas compras