trabalho marceli
Segundo (NAKAGAWA , Marcelo) A análise tem o nome de BCG porque foi idealizada em 1970 Bruce Henderson, que fundou uma consultoria muito famosa, a Boston Consulting Group (BCG). A BCG criou outras ferramentas, mas esta matriz se tornou tão popular que levou o nome da empresa, por mais que outras consultorias dêem outros nomes para a mesma avaliação.
Esta matriz foi primeiramente designada para empresas de grande porte, mas com alguns ajustes ela pode ser aplicada para negócios de pequeno porte também. Nakagawa descreve esses quatro grupos da seguinte forma:
O princípio da matriz é simples, ela se baseia em agrupar os produtos existentes de uma empresa em quatro categorias, o primeiro grupo é considerado como “vacas leiteiras”, que é aquele produto que constitui o maior lucro da empresa e não necessita de muito investimento para publicidade.
O segundo grupo de produtos é conhecido como produtos “estrelas”, que é um produto que também gera lucro para a empresa, porém, é um produto que demanda de um grande número de investimentos, principalmente na área de marketing para esse produto atingir um bom nível de vendas/lucros.
O terceiro grupo de produtos que constitui nessa matriz, são os produtos conhecidos como “ponto de interrogação”, que geralmente são produtos recém-lançados que aparentam ter um bom potencial para gerar lucros, porém, também necessita de um grande investimento publicitário para atingir esse nível.
O último grupo de produtos é conhecido como os produtos “abacaxi”, que são os produtos que não vendem bem e nem mostram potencial para o aumento das vendas, portanto não merecem investimentos publicitários pois só gerariam prejuízo para a empresa.