Metabolismo
Metabolismo Celular – é o conjunto de todas as reacções químicas celulares acompanhadas de transferência de energia.
ANABOLISMO – conjunto de reacções químicas que conduzem à biossíntese de moléculas complexas a partir de moléculas mais simples. As reacções de anabolismo dizem-se
endoenergéticas
ou
endergónicas, porque há consumo de energia. São reacções de síntese.
Metabolismo
Celular
CATABOLISMO
–
conjunto
de
reacções
de
degradação de moléculas complexas em moléculas mais simples. Dizem-se reacções exoenergéticas ou exergónicas pois são reacções em que há libertação de energia. São reacções de análise.
1
Energia de activação
Legenda da Figura – Os rea-
gentes absorvem energia de activação atingindo o estado de transição. As setas a vermelho assinalam a ruptura das ligações químicas, permitindo a formação dos Produtos.
Para que uma reacção química se inicie têm de ocorrer colisões entre os átomos das moléculas envolvidas. Ou seja, as moléculas têm de estar em movimento, têm de possuir alguma energia Cinética.
Muitas vezes é necessário fornecer certa quantidade de energia ao sistema, aquecendo-o, por exemplo, de modo a aumentar as colisões entre as moléculas. Esta energia que é necessário fornecer ao sistema para se iniciar uma reacção química é designada por ENERGIA de ACTIVAÇÃO.
Reacções Metabólicas
Enzima1
⇓
Substrato
Enzima2
⇓
P1
Enzima3
⇓
................
P2
Produto final As reacções metabólicas são sequenciais, sendo cada uma catalisada por uma enzima. Às enzimas que funcionam em cooperação neste conjunto de reacções denomina-se CADEIA ENZIMÁTICA, e a sequência de reacções é considerada VIA METABÓLICA. Nesta, os produtos intermédios servem de substrato à reacção seguinte até se obter o produto final.
2
Variação da Energia ao Longo de uma Reacção
I – Reacção Exoenergética ou catabólica
Legenda:
II – Reacção Endoenergética