TRABALHO MACO
TURMA: 19
TURNO: NOTURNO
ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
A siderurgia é um setor básico e prioritário da economia e desenvolvimento industrial. Ela abrange todas as etapas para que a partir de matérias primas conseguirem a obtenção do ferro e aço. O mais utilizado para o MINERIO de FERRO é o do ALTO FORNO, no qual tem como produto o ferro gusa que quando no estado liquido é encaminhado para a aciaria, logo após para fornos adequados, saindo em formas de lingotes, tarugos, blocos e placas.
Em meados do século XIII descobriram que era possível obter ferro mais duro e resistente a partir de resfriamento rápido em agua.
Matérias primas para a siderurgia
MINÉRIO DE FERRO: Extrai-se o ferro (matéria prima essencial). Contem muito ferro: óxidos (magnetita, hematita, limonita), carbonatos, sulfetos e silicatos. As principais jazidas encontram-se em MG, MT, AM. O beneficiamento do minério: Britamento, peneiramento, mistura, moagem, concentração, classificação e aglomeração.
AGLOMERAÇÃO: melhora a impermeabilidade da carga do alto forno, reduz o consumo de carvão e acelera a redução e reduz os materiais finos. Os processos mais importantes são: Sintetização (Aglomera finos de minérios de ferro através de uma grelha que se move, no final dela possui queimadores responsáveis por ligar as partículas finas resultando no sínter). Logo após é resfriado. Ele pode ser melhorado adicionando calcário. Pelotização: Produzem-se pelotas ou bolas cruas de finos de minérios de alto teor, logo após são queimadas com dispositivos como a grelha continua móvel. No processo as pelotas são secadas, pré-aquecidas e queimadas.
CARVÃO: Combustível, redutor de do minério através do carbono, fornecedor de carbono. O COQUE permite que temperaturas mais elevadas sejam atingidas, por serem menos inflamáveis. Produção do coque: realizado em altas temperaturas em câmeras fechadas. O tempo é 17 a 18 horas, no fim do tempo o