TRAJET RIA DO SERVI O SOCIAL NO BRASIL
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO .........................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................04
3 CONCLUSÃO ..........................................................................................07
4 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ............................................................08
1. INTRODUÇÃO
Para a construção desse trabalho devemos fazer uma análise dos acontecimentos históricos fundamentais para o surgimento do Serviço Social até suas atuais atribuições.
A origem da questão social se deu principalmente por causa das relações trabalhistas: contraditórias e desiguais. A Lei dos Pobres (Poor Law/1609 e 1834) simbolizou o marco do enfrentamento das questões sociais na Inglaterra, mas que servem de reflexão histórica para os Assistentes Sociais. Pois foi a parti dela, teve-se noção mais explicita das desigualdades sociais, de como a classe influente via o restante da sociedade e como o poder do capital acrescenta a dignidade, integridade e os valores humanos.
No inicio do século XX, a questão social no Brasil era relacionada à ação da Igreja Católica (ação caritativa), a higiene, a conduta e ordem de cada pessoa, isto é, momento emergencial do avanço capitalista, que deu espaço ao surgimento do Serviço Social na década de 30 (Era Vargas). Entre os anos de 1930 e 1945, as desigualdades sociais adquiriram novos aspectos.
Contudo, só em 1953 ocorreu à oficialização do curso de Serviço Social no Brasil pela Lei nº 1889 e em 27 de agosto de 1957 a sua regulamentação com a Lei 3252 complementada ao Decreto 994 em 15 de maio de 1962. Devido às transformações da sociedade, houve a necessidade de expressar o rompimento com o conservadorismo e os avanços da profissão. Atualmente, o Serviço Social está regulamentado pela Lei 8662 de 7 de junho de 1993 que valida o