trabalho de maco
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Trabalho de Maco:
Determinação da resistência à compressão
Aluno: DIORLEY AUGUSTO LEÃO
Prof. Warley Dourado
Turma: 16
GOIÂNIA Junho/2015
1. INTRODUÇÃO
Relatório do ensaio realizado no dia 26 de Maio, e 02 de Junho de 2015, com finalidade de determinar a resistência a compressão de corpos-de-provas cilíndricos de 50 mm de diâmetro e 100 mm de altura. Esta Norma especifica o método de determinação da resistência à compressão de cimento
2. OBJETIVO
O presente relatório tem comoobjetivo a determinação da resistência à compressão de cimento Portland. O nosso objetivo no relatório, será fazer o concreto utilizando a NBR 7215, a qual ela deseja que misturemos cimento, água e os tipos deareias. A norma ela bem rígida com a medição dos pesos dos agregados e da água. Depois de tudo isso feito, iremos colocar o concreto em moldes cilíndricos e depois medir sua resistência por mpa.Romperemos os moldes no terceiro dia, no sétimo e no vigésimo oitavo, para ver se o cimento está de acordo com a norma.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
3.1 Areia normal A areia deve atender às prescrições da NBR 7214.
3.2 Água
A água usada na mistura da argamassa deve ser potável e estar na temperatura de (23 ± 2)°C.
3.3 Cimento
Se entre a amostragem e o ensaio transcorrerem mais de 24 h, a amostra deve ser conservada em recipiente hermético que não reaja com o cimento e que esteja completamente cheio.
3.4 Óleo
O óleo utilizado como desmoldante deve ser mineral e de baixa viscosidade.
3.5 Material de vedação
O material de vedação deve ser preparado fundindo-se cera virgem e óleo mineral em determinada proporção, ou outro material que produza uma mistura plástica a frio.
3.6 Material para capeamento
O material para capeamento deve ser preparado fundindo-se