Trabalho Lucro Presumido
1 INTRODUÇÃO 04
2 EMBASAMENTO TEÓRICO. 05
3 REFERÊNCIAS 82
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o Objetivo de esclarecer e identificar as formas de Tributação do Lucro Presumido e mostrar como é efetuada a base de calculo do Imposto de Renda e Contribuição Social de uma empresa que venha optar por esse regime de Tributação.
Nosso Objetivo e levar o leitor a conhecer como funciona esse Regime de Tributação, os tipos de empresas que podem optar por essa forma de tributação, cotas de percentuais anexados, mostrando a importância do planejamento tributário a fim de identificar se essa modalidade de tributação pode ou não ser a mais lucrativa para a empresa neste ramo, tendo em vista a necessidade de auxiliar nos resultados visando a melhor opção a ser tributada no próximo exercício, para posteriormente obter bons resultados.
O QUE É LUCRO PRESUMIDO?
O Lucro Presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do imposto de renda e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido - CSLL das pessoas jurídicas.
A sistemática é utilizada para presumir o lucro da pessoa jurídica a partir de sua receita bruta e outras receitas sujeitas à tributação.
Em termos gerais, trata-se de um lucro fixado a partir de percentuais padrões aplicados sobre a Receita Operacional Bruta - ROB. Sobre o referido resultado somam-se as outras receitas auxiliares (receitas financeiras, alugueis esporádicos, entre outras). Assim, por não se tratar do lucro contábil efetivo, mas uma mera aproximação fiscal denomina-se de Lucro Presumido.
Sendo assim é uma forma de tributação onde se usa como base de calculo do imposto, o valor apurado mediante a aplicação de um determinado percentual sobre a receita bruta.
Saberemos mais a respeito dessa modalidade logo mais adiante nas páginas que seguem.
2 EMBASAMENTO TEÓRICO
A legislação federal oferece à empresa várias formas para a tributação dos seus resultados, a modalidade chamada de Lucro