Relatorio Eletro E4
E4 - ESTUDO DE MECANISMOS DE REAÇÃO POR VOLTAMETRIA CÍCLICA
QA682 - ELETROANALÍTICA
Professor: José Alberto Fracassi da Silva
Grupo 4: Ana Carolina Mendes RA:145211 Tamara Cristina Guiraldelo 147985
Introdução A voltametria é baseada na medida de corrente desenvolvida em um eletrodo polarizado, que é aquele que possui um potencial maior que o previsto pela equação de Nernst para que ocorra uma oxidação ou redução. A técnica de Voltametria Cíclica apresenta de uma forma rápida e clara, informações sobre a termodinâmica de processos redox, da cinética das reações e a observação de reações envolvendo produtos formados nos eletrodos.
Para resolver limitações de células de dois eletrodos, foi desenvolvida a célula de três eletrodos onde o terceiro eletrodo é chamado de eletrodo auxiliar, podendo ser de platina, ouro, carbono vítreo, etc. Ele foi introduzido na célula voltamétrica para assegurar o sistema potenciostático.
Nesta célula, os eletrodos são conectados a um amplificador operacional, que atuará quando for aplicada uma diferença de potencial entre o eletrodo de trabalho e o eletrodo de referência, fazendo com que a resistência do eletrodo de referência aumente e a do eletrodo auxiliar diminua. Assim a corrente passará entre o eletrodo de trabalho e o auxiliar, evitando que ocorram distúrbios (como eletrólise, por exemplo) no eletrodo de referência. Com este recurso o eletrodo de referência realizará o seu papel sem interferências, que é o de manter o seu potencial constante durante as medidas. Por isto pode-se usar além do eletrodo de trabalho e do auxiliar, um eletrodo de referência de dimensões pequenas, o que facilita o uso de recipientes polarográficos/voltamétricos de tamanho reduzido. Durante o experimento, a resposta de corrente em uma solução mantida em repouso é excitada na forma de uma onda triangular, que produz a varredura de