Trabalho ltt
1) LINGUAGEM A linguagem tem um funcionamento e a finalidade de sua produção é a comunicação. Muitas vezes, entendemos como linguagem apenas a linguagem verbal, seja ela escrita ou falada. Entretanto, a fala e a escrita não são nossos únicos meios de comunicação. Há várias outras linguagens que podemos classificar como não verbais. Textos não verbais não contêm palavras escritas ou faladas, mas produzem sentido, ou seja, dizem alguma coisa, como muitas imagens e símbolos que fazem parte do nosso dia a dia.
2) COMUNICAÇÃO Quando transmitimos ou recebemos mensagens, verbais ou não verbais, por meio de métodos ou processos convencionados, podemos dizer que nos comunicamos. A comunicação implica em busca de entendimento, de compreensão. Em suma, contato. É uma ligação, transmissão de sentimentos e ideias. Fazem parte da comunicação e são considerados elementos essenciais do processo de comunicação:
Emissor: é quem envia a mensagem;
Mensagem: é o que se deseja transmitir, informar;
Receptor: pessoa que lê, ouve, decodifica, interpreta e compreende a mensagem;
Canal: é a forma utilizada pelo emissor para enviar a mensagem. Pode ser natural (órgãos sensoriais) e tecnológico (telefone, rádio, papel etc.);
Código: é um conjunto de sinais. Pode ser verbal (que utiliza a palavra falada ou escrita – a língua portuguesa, inglesa, espanhola etc.) ou não-verbal (gestos, expressão facial, sinais de trânsito etc.);
Contexto: tudo o que envolve a situação de comunicação (onde se está, em que momento, com quem se fala, qual a imagem que os interactantes têm um do outro e de si etc.). Quando algo interfere na produção de sentido, dizemos que se trata de um ruído. Logo, ruído é toda interferência (indesejada) na transmissão da mensagem que prejudica sua compreensão.
3) NÍVEIS DE LINGUAGEM E NÍVEIS DE FORMALIDADE Como sabemos, a