trabalho livro a arte da guerra
Mestre Sun Tzu disse: “A guerra é uma visão vital para o Estado. Por ser o campo onde se decidem a vida e a morte, o caminho para a sobrevivência ou para a ruína, torna-se de suma importância estudá-la com muito cuidado em todos os detalhes”.
Li Ch’uan: As armas são sempre motivo de maus pressentimentos. “A guerra é um acontecimento tão grave que os homens não devem entrar nela sem antes se preparar com a devida cautela e com profunda reflexão.” (p.23).
A Guerra para o Estado sempre acontece com uma única intenção o fortalecimento do Estado, seja a garantia de territórios ou por questões econômicas, porém o líder de um Estado deve analisar e estudar todos os lados ao considerar a possibilidade de uma guerra, já que as conseqüências têm a mesma probabilidade, ou seja, 50% de serem positivas e 50% de serem negativas.
2- Pense nas guerras que assolam a humanidade. Quais seriam, de modo geral, os motivos que levaram os homens aos campos de batalha? Quais são as conseqüências da guerra para uma nação?
As guerras acontecidas ao longo da história sempre aconteceram única e exclusivamente por dois motivos territoriais e econômicos, As guerras trazem consigo uma gama de conseqüências dentre as quais podemos destacar a mortandade de pessoas das nações envolvidas, os gastos econômicos e o descrédito interno principalmente da nação derrotada, como foi com os EUA na guerra do Vietnã.
3- “A guerra é igual fogo, aqueles que não querem mais depor as armas, acabaram por elas consumidas.” (p. 35)- Argumente a idéia contida nesta frase.
Nesta frase nota-se a idéia que, a nação que não quer depor das armas será derrotada por elas, ou seja, numa guerra sempre irá ter um perdedor, que por sua vez não querendo depor suas armas sem sombra de duvidas será por elas derrotada.
1- Leia os trechos transcritos que falam sobre a guerra, em seguida,