TRABALHO LIDERAN A E GEST O DE PESSOAS
Diante do exposto no filme “Fomos Heróis” pode-se perceber que o protagonista Hal Moore possui um comportamento o qual pode defini-lo como um líder, sendo caracterizado a partir das seguintes habilidades : organizacionais, interpessoais, além de qualidades pessoais.
No aspecto organizacional observa-se o seu domínio em tudo que engloba a sua missão no exército, sua postura centrada oriunda da sua formação de excelência em Harvard o garantiu conhecimento suficiente sobre técnicas necessárias para enfrentar uma guerra, através de um estudo detalhado de todas as experiências desse tipo enfrentadas pelo seu país, além de uma análise minunciosa dos equipamentos e das táticas utilizadas.
Já no quesito interpessoal Hal Moore apresenta grande interação e boa comunicação com toda a sua equipe. Como líder ele define as funções e delega tarefas, sempre buscando que seus subordinados aprendam o serviço do seu superior e ensinem sua tarefa ao seu subordinado, com o intuito de deixar a equipe integrada e unida.
Dentre as suas qualidades pessoais merecem destaque sua coragem, persistência e integridade. Esse fato é exposto no momento em que reconhece para seus soldados que irão a um combate com um inimigo duro e determinado, onde ele não pode prometer que todos voltarão vivos, mas garante que será o primeiro a entrar em campo e o último a sair. Ou seja, é inerente a ele a valorização e a ênfase ao trabalho em grupo, a única certeza que ele diz ter sobre isso é que vivos ou mortos, todos irão voltar juntos para casa.
PERFIL DO LÍDER
Apesar do contexto autocrático presente no exército o protagonista apresenta atitudes que podem caracteriza-lo como um líder democrático. Sua preparação ao longo de um ano para enfrentar os vietnamitas, além do seu comportamento durante a guerra foram fundamentais para chegarmos a essa conclusão.
Durante o período que antecede o combate seu comprometimento com a equipe é notório, as noites em claro preocupado