trabalho libras
A tragetória dos surdos foi construída por meio à lutas e conquistas, visto que eram conceituados como incapazes. Os textos os quais foraram proposta à leitura acabam por se complementando, somente um deles se difere ao falar sobre a anatomia do ouvido, os demais textos são relatos de sofrimento e busca por espaço dos surdos.
Os surdos enfrentaram bastante dificuldades ao decorrer da história, na idade média, pensava-se, que surdos eram julgados, diziam que não poderiam aprender, não tinham capacidade para serem educados. Gregos e romanos dizim que crianças surdas deveriam ser sacrificadas por serem por eles,vistos como defeituosas. O pensamento na época era que se não raciocinar, não é um ser humano. A oralidade era algo então era imposta e os surdos tinham a obrigação de aprender a língua das pessoas aos quais conviviam, como se fossem culpadas por terem nascido sem a possibilidade de ouvir. Após muito preconceito, aos poucos foi sendo percebido que haveria a necessidade de aprendizagem gestual e não oral para lidar e ensinar os surdos.
Pai dos surdos, Charles M. De L'Epée foi o primeiro o primeiro a estudar uma língua de sinais, ao observar grupos de surdos, com isto , percebeu que haviasim uma formade comunicação apoiada no canal gestual, então Charles inicia trabalhos com suas irmãs e funda o que seria a primeira instituição especializada para surdos e mudos de Paris, a partir daí mostrou que os surdos se comunicavam por meio dos sinais.
Em 1857 , foi fundada a primeira instituição especializada para surdos, tendo como exemplo a datilogia e língua de sinais francesa. Já em 1880 emum congresso realizado em Milão, fica proibida a língua de sinais, com isto o oralismo é mais uma vez imposto o que leva uns 100 anos de atraso para o progresso dos direitos dos surdos. A partir dos anos 60 Willian Stokoe também da início aos seus estudos sobre a língua de sinais e percebe que a estrutura usada pelos surdos possui requisitos básicos para que seja