Trabalho Leonel
Mostre como raça e racismo e pobreza e classe se interseccionam na produção subjetiva. Em sua resposta apresente uma relação com o debate sobre identidade (produzida por Stuart Hall).
Raça é um conceito que passou a designar a descendência, ou seja, um grupo de pessoas que possuem características físicas em comum, de uma mesma espécie.
O racismo é geralmente abordado a partir da raça, uma ideologia que postula a divisão da humanidade em grandes grupos de raças que têm características físicas hereditárias comuns, sendo estas suportes das características psicológicas, morais, e intelectuais e se situam numa escala de valores desiguais. Com tudo, o racismo é uma crença hierarquizada pela relação intrínseca entre o físico, moral, o intelecto e o cultural. O racista cria a raça no sentido sociológico, ou seja, a raça para o racista não é exclusivamente um grupo definido pelos traços físicos. Para ele a raça é um grupo social com traços culturais, linguísticos, religiosos, e etc, que ele considera naturalmente inferiores ao grupo a qual ele pertence. De outro modo, o racismo é essa tendência que consiste em considerar que as características intelectuais e morais de um dado grupo, são consequências diretas de suas características físicas, a convicção sobre a superioridade de determinadas raças.
Uma classe social é um grupo de pessoas que tem status social, similar segundo vários critérios, principalmente o econômico. A pobreza pode ser entendida, como a falta de bens e serviços essenciais, a falta de recursos econômicos, carência social, como a exclusão social, a dependência e a incapacidade de participar da sociedade, bem como a carência da educação e da informação.
Com efeito, a identidade é definida pelo desenvolvimento do sentido daquilo que se é, ou seja, do caráter do que é único. Este termo remete para a identidade individual e pessoal de cada indivíduo. Ela se refere a um modo de ser no mundo e com os outros. É um fator importante na criação