trabalho legado de Martin Luther King
Tema : Martin Luther King- seu Legado
INTRODUÇÃO
Martin Luther King foi um ativista político e pastor protestante norte-americano conhecido pela luta contra a discriminação racial nos EUA e luta pelos direitos civis dos negros.
Martin Luther King era filho de pastores protestantes batistas. Graduou-se na Morehouse College, que tinha fama e reconhecimento na época. Formou-se em teologia e doutorou-se em filosofia pela Universidade de Boston.
Aos 18 anos decidiu tal como ao seu pai ser pastor da Igreja Batista, após vários anos de estudo no seminário e várias Universidades.
Ao contrário do que acontecia, a maioria dos negros Luther King não tinha problemas económicos.
A luta
Em 1955, uma cidadã negra de nome Rosa Park, foi presa por não cedido um lugar a um branco em um transporte público. Assim começa a luta de Luther King, dirigindo um movimento no qual a comunidade negra reage com uma original forma bruta recusando-se a utilizar os transportes públicos enquanto a segregação se mantive- se. Este boicote durou mais de um ano até que o supremo tribunal declarou inconstitucional à segregação nos transportes públicos.
Utilizou as marchas de "liberdade" para chamar a atenção da opinião pública contra a discriminação, estas marchas eram pacificas sendo a mais famosa de 1963 que reuniu de 250.000 pessoas incluindo 50.000 brancos frente ao congresso de Washington.
Em 1964 foi-lhe reconhecida toda a sua luta a ser atribuído o prémio Nobel da Paz. Ampliando suas preocupações, King se associou ao movimento contra a guerra do Vietnã e às lideranças brancas, em 1967. Recebeu muitas críticas das lideranças negras, que acreditavam que era preciso se preocupar com os problemas dentro de casa, primeiramente.
O Sonho
Em 28 de agosto de 1963, perante 250.000 pessoas no Memorial Lincoln em Washington, Luther King Jr. Profere o discurso que ficou conhecido como “ I have a dream” – eu tenho um sonho. Naquele momento o mundo foi