PROJETO 2014
O presente trabalho mostra o Legado de Martin Luther King; um dos maiores homens que lutou pelo fim do racismo e início da igualdade sócio econômica entre negros e brancos, e deixou um legado mesmo vindo a falecer tão jovem. Filho primogênito, frequentou escolas públicas onde havia segregação racial. Um aluno brilhante: se formou no colegial aos 15 anos de idade e concluiu a faculdade aos 19, obteve seu doutorado em Teologia pela Universidade de Boston. Em 1953 casou-se com Coretta Scott, com quem teve quatro filhos. Foi pastor na Igreja Batista da Dexer Avenue, em Montgomery, onde o publico era politicamente consciente e se manifestava contra o racismo.
As leis de segregação racial obrigavam os passageiros negros a ocupar os assentos do fundo do ônibus e a conceder seus lugares a passageiros brancos, sempre que necessário. Nos Estados Unidos, negros eram frequentemente agredidos por racistas e eram proibidos de entrar em certos restaurantes e lugares públicos. Luther King foi eleito presidente da Associação para o Avanço de Montgomery (MIA) para coordenar a lei da segregação no transporte público, foi assim que se iniciou a luta pelos diretos civis nos EUA. Ele foi preso 15 vezes, mesmo sempre lutando pacificamente. King e outros negros organizaram a “Marcha para Washington”, foi um protesto que contou com mais de 200.000 pessoas em prol dos direitos civis de todos os cidadãos dos Estados Unidos, nesta marcha King fez seu mais famoso discurso “I have a dream” (Eu tenho um sonho).
Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Em 4 de abril de 1968, Luther King foi assassinado na varanda externa do quarto do hotel, em Memphis, Tennessee. Em seu funeral, milhares de pessoas marcharam em luto através de Atlanta, seguindo a charrete que levava o seu caixão. O assassino de King foi condenado a 99 anos de prisão. Embora sua atuação tenha sido só nos Estados Unidos, Luther King é até hoje lembrado nos quatro cantos do mundo como um símbolo de luta pacífica pelos