Trabalho Kidyson
2239 palavras
9 páginas
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMOKIDYSON RODRIGUES DA SILVA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ARQUITETURA
MANAUS
2015
KIDYSON RODRIGUES DA SILVA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NA ARQUITETURA
Trabalho apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Manaus, como requisito parcial para disciplina de Arquitetura Moderna.
Professora: Simone Leal
MANAUS
2015
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Revolução Industrial foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão. A revolução teve início na Inglaterra e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos.
A arquitetura moderna é o reflexo das grandes inovações técnicas que começam a surgir já no fim do século XIX. Com a revolução industrial passa-se a utilizar o ferro de maneira nunca antes vista nas construções. Materiais como o aço e o concreto armado dão aos arquitetos possibilidades inéditas de criação, o que faz com que este estilo se torne completamente diferente de tudo que se viu até então. São engenheiros os pioneiros na utilização das novas técnicas como nos arranha-céus de Chicago ou na famosa Torre Eiffel de Paris.
A fundação da escola Bauhaus de Weimar, por Walter Gropius (1883-1969), é de suma importância para o desenvolvimento da arquitetura moderna. Dentro do conceito da Bauhaus o artista não era diferente do bom artesão e é a partir desse pensamento que surge um artista até antes desconhecido, o desenhista industrial. A escola foi fechada por ordens de Hitler, não antes de