trabalho js
SEPI – PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DO DESEMPENHO
ORGANIZACIONAL
Profª Elaine Mandotti
São Paulo
2010
1
Planejamento e controle
O objetivo deste texto é familiarizá-lo com os conceitos gerais de planejamento e controle. Por esta razão não esgotaremos o assunto nesse momento, já que você terá uma disciplina que envolve essa temática.
Contudo, compreender os fundamentos do planejamento é de suma importância para o desempenho organizacional. Não é possível avaliar corretamente sem definir um objetivo previamente definido.
As organizações se definem em torno de objetivos, suas atividades devem seguir uma ordem, um padrão, cabendo a seus gestores definir qual será o caminho a ser seguido, o qual levará aos objetivos da organização. O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção dos planos que integram e coordenam suas atividades. Apesar de sua importância, nem sempre as organizações formalizam seu planejamento em documentos por escrito.
Muitas vezes, especialmente em pequenas organizações brasileiras, existe um planejamento informal, onde se caracterizam os objetivos.
Os passos seguintes ao desenvolvimento do planejamento são:
1) Organizar: alocar e distribuir recursos para cumprir tarefas;
2) Liderar: dirigir os esforços e recursos humanos para assegurar altos níveis na realização de tarefas; e
3) Controlar: monitorar a realização das tarefas e adotar as ações corretivas necessárias. (SCHERMERHORN, 2007).
Tipos de planos
2
Sobral e Peci (2008) descrevem com detalhes os tipos de planos.
Segundo eles, o plano formal engloba a definição dos objetivos e dos planos.
Os objetivos são configurados para que a organização tenha claro o que se deseja alcançar ou ser no futuro. Os planos são a tradução formal do planejamento em documentos que estabelecem objetivos, recursos,