trabalho jena
Jean-Paul Sartre que atraia muitas das pessoas sempre pela sua paixão tranqüila e insensata pelo viver. Um filosofo pelo qual teve muitas contribuições para psicologia , e acima de tudo defendia com todas as forças a psicanálise em geral.
Jean-Paul Sartre (1905-1980) foi filósofo e escritor francês. "O Ser e o Nada" foi o seu principal trabalho filosófico. Foi um dos maiores integrantes do pensamento existencialista na França, juntamente com Albert Camus e Simone de Beauvoir. Aos seus 19 anos resolveu se ingressar em uma escola superior de filosofia, onde conheceu sua futura companheira. Sartre escreveu um belo romance pelo qual não foi muito aceito pela critica “A Lenda da Verdade”. Sartre era um intelectual engajado com os movimentos sociais na França. Era filiado ao Partido Comunista francês e apoiou a invasão comunista na Hungria feita pelo ditador soviético Stálin, o que foi criticado posteriormente por intelectuais liberais, segundo esses, atitude contraditória com os ideais de liberdade que o filósofo pregava. Foi homenageado com o Prêmio Nobel de Literatura, mas se recusou a recebê-lo.
A contribuição filosófica de Sartre é a preocupação de analisar a pessoa concreta e única. Sartre foi um filósofo existencialista que mais se destacou na contribuição para a psicoterapia existencial, não apresenta um sistema fechado e concluído, procura usar todos os recursos que seu conhecimento permite para atingir uma compreensão do individuo como ser único, como pessoa. Sua proposta central é que somos a nossa própria escolha e a liberdade é a possibilidade central e única para a construção do individuo como ser humano. O pensamento de Sartre deve ser entendido e dividido em duas partes, a primeira seria o estudo do ser, e a segunda o homem em uma visão integrada da psicologia com a sociologia