Utilização de RDF e Jena na Web Semântica
Utilização de RDF e Jena na Web Semântica
Danilo Hiroshi Yamashita, Giovanna Orisaka e Maria Laura P. Souza, Universidade Estadual
Paulista, Inteligência Artificial, Ciências da Computação – Rio Claro, Junho/2013, Prof. Ivan Rizzo
Guilherme
Resumo - A Web Semântica tem por objetivo incluir conteúdo semântico em páginas da web, de modo que as informações possam ser interpretadas por máquinas. Desta forma, é possível que o computador "entenda" e responda a perguntas complexas.
Para isso, o conteúdo deve ser representado através de RDF, que é uma linguagem para expressar modelos de dados. Neste trabalho, utilizamos a linguagem de query, SPARQL, para fazer consultas na base de dados DBpedia. Para manipular os documentos RDF, utilizamos o framework Jena.
I. INTRODUÇÃO
E
ste trabalho apresenta os principais conceitos da Web
Semântica e suas aplicações. O objetivo da Web
Semântica é organizar o conteúdo da Web de modo que este seja compreensível não só por humanos, mas também por agentes computacionais. As ferramentas utilizadas nesta pesquisa foram os frameworks RDF, SPARQL e Jena.
RDF (Resource Description Framework) é a especificação padrão para modelagem e intercâmbio de dados na Web Semântica. Tem a função de descrever um recurso atribuindo a ele propriedades.
SPARQL (SPARQL Protocol and RDF Query Language) é uma linguagem e protocolo de consulta para RDF. Permite consultar documentos RDF remotamente através da sua linguagem de consulta.
Jena é um framework Java de código aberto para o desenvolvimento de aplicações da Web Semântica, que permite a manipulação de arquivos RDF, entre outros. Além disso, possui classes que permitem executar consultas
SPARQL.
Para realizar as consultas, utilizamos o banco de dados da
Dbpedia. A DBpedia é um projeto que visa extrair conteúdo estruturado das informações disponíveis na Wikipedia. Esta informação estruturada é então disponibilizada na World Wide
Web. A DBpedia permite aos