Flmcm
16670 palavras
67 páginas
Universidade Federal de PernambucoGraduação em Engenharia da Computação
Centro de Informática
2008.2
Web Semântica na Automação de Composição de Web Services
Filipe Luiz Mélo da Costa Monteiro
TRABALHO DE GRADUAÇÃO
Recife
2008
Universidade Federal de Pernambuco
Centro de Informática
Filipe Luiz Mélo da Costa Monteiro
Web Semântica na Automação de Composição de Web
Services
Monografia apresentada ao Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito parcial para obtenção do Grau de Engenheiro Computação.
Orientador: Prof. Ph.D. Frederico Luiz Gonçalves de Freitas
Recife
2008
2
A meu pai
3
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar, agradeço a meu pai por tudo. Agradeço por todos os momentos vividos e conselhos valiosos que a mim foram dados.
A minha mãe e Afonso, os quais sempre me ajudaram de todas as maneiras possíveis, e sem os quais eu provavelmente não teria sequer realizado uma graduação. Aos amigos de universidade, que estiveram comigo todos esses anos, inclusive nas intermináveis noites “viradas“ trabalhando.
Ao meu orientador Fred Freitas por me mostrar o caminho a seguir em mais esta fase da minha vida.
Aos companheiros de Chemtech, especialmente Gustavo Melim, que me possibilitaram realizar este trabalho com maior tranqüilidade.
4
RESUMO
Os Web Services Semânticos consistem na parte dinâmica de um novo conceito de Web: a Web Semântica (também chamada de Web 3.0). A Web
Semântica ajudará os usuários a delegarem tarefas aos softwares. Graças à inserção de significado, o processamento de requisições de usuários passará por deduções lógicas, de forma a se alcançar resoluções automaticamente.
O objetivo deste trabalho de graduação é explorar a Web Semântica dentro do contexto das técnicas aplicadas na composição e interoperabilidade de Web
Services. Busca-se, primeiramente, uma análise sobre os principais avanços no uso de tecnologias associadas a tais serviços (com destaque para OWL-S).
Posteriormente, propõe-se uma