Projeto Dan A
“É o uso da dança e do movimento em um processo terapêutico que promove a integração emocional, cognitiva, física e social do indivíduo.” (American Dance Therapy Association).
Levando em consideração que a dança é um grande aliado no desenvolvimento e recuperação das pessoas com transtorno mental, foi desenvolvido esse projeto com o intuito de usar essa atividade como recurso terapêutico para promoção de saúde e bem estar. Além disso, disponibilizar mais um espaço de inclusão social e momentos de descontração e lazer para uma melhor qualidade de vida.
A saúde mental não pode ser pensada em separado das experiências corporais e do uso prazeroso do corpo e de suas funções, nem pode ser pensada sem levar em consideração as trocas sociais, o acesso e a circulação pelo mundo da cultura, como algo que pertence ao fundo comum da humanidade, para o qual todos, indivíduos e grupos podem contribuir e do qual todos deveríamos ter o direito de usufruir. (LIMA, 2006)
A intervenção da terapia ocupacional com portadores de transtornos mentais visa estimular o indivíduo, por meio de atividades, que conduzam à mudanças visando qualidade de vida. A seleção das atividades se dá em função dos benefícios alcançados de acordo com as características e perfil do usuário.
Segundo Finger (1986),
Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de orientar a participação de indivíduos em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, e promover e manter a saúde.
Jô Benetton (1997 apud LIMA, 2006): “a profissão Terapia Ocupacional, deve como tarefa mínima, fazer com que o indivíduo se desprenda de si mesmo e se volte para fora. Há nela uma força irresistível em busca da saúde mental, de espaços virtuais de saúde que permitam a construção de um novo cotidiano.”
JUSTIFICATIVA
O SOIS é um serviço que tem