Web 3.0
A evolução das tecnologias da informação no ambiente da Internet ocorre de maneira muita rápida, a geração de conteúdo é muito ampla e de difícil localização. Serão apresentados nesse projeto as definições e as vantagens da utilização de aplicações on-line, a evolução dessas aplicações e o conceito de Web 3.0, uma tecnologia já proposta há alguns anos para solucionar o problema da localização de grandes quantidades de informações como a World Wide Web. E por fim será apresentada a aplicação Protégé para demonstrar um modo capaz de criar ontologias, informações de formato semântico, ambos relacionados ao conglomerado em todas as capitais do país UNIPIM com seus servidores centralizados no estado de SP.
Palavras chave: Aplicações Web, Web 3.0, Protégé, XML.
1. Introdução
Um ambiente heterogêneo, desenvolvido visando a comunicação entre seres humanos; esse sempre foi o foco da World Wide Web, a Internet. Nos últimos anos ela vem sofrendo diversas transformações, no modo como são tratadas suas informações realizadas a partir de tecnologias novas. Novos conceitos de design, novos formatos de integração, facilidade de acesso e de distribuição, rapidez na manipulação de dados, todas essas são características da atual Web, fazendo com que ela se torne cada vez mais fácil e seus usuários gerem cada vez mais conteúdo.
O atual grande desafio é facilitar o acesso e localização dessa grande quantidade de informações dispersas nesse ambiente e é necessário fazer com que isso seja independente de interações humanas. Hierarquizar todas essas informações de forma eficiente, de forma a compreender o conteúdo e estabelecer a relação entre essas informações é a base fundamental para esse desafio.
O conceito de Web 3.0 e Semântica já existe há quase 10 anos e se mantém como base confiável para essa transformação, e, não há dúvidas de que esse passo irá revolucionar o modo como utilizamos os serviços baseados na Web. Aplicações Web
A manipulação com arquivos