trabalho introdução a organização de computadores
- é um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário
Slide 2 erro muito comum no mundo da informática: pensar que o sistema operacional é a máquina em si. o computador é composto por duas grandes categorias: hardware e software.
Hardware: se refere à parte física da máquina, ou seja, o que pode ser tocado fisicamente.
Software: abrange a parte lógica responsável por realizar tarefas, utilizando-se do hardware para a realização de suas tarefas. - Sistema operacional é uma parte vital do computador.
Slide 3
Eniac
A primeira geração da computação moderna (1945-1955) não trabalhava com o conceito de sistema operacional propriamente dito, visto que as operações eram setadas através do hardware. Por exemplo, chaves, quilômetros de fios e luzes de aviso.
Nesse período, era muito comum que a mesma pessoa projetasse, programasse e utilizasse os computadores.
Isto se dava pelo fato de que era muito difícil criar rotinas programáveis, exigindo trabalho intenso dos operadores de máquinas.
Slide 4
O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (1955 - 1965), através da programação em Batch.
Consistia em vários comandos que já poderiam ser executados em sequência através de cartões perfurados.
Normalmente, um programa era composto por um conjunto de cartões inseridos pelo usuário no sistema, na ordem correta.
Slide 5
Sistemas específicos na década de 60 os primeiros sistemas operacionais foram desenvolvidos conforme a evolução da tecnologia da época. Contudo, cada máquina possuía seu próprio SO específico, o que implicava na incompatibilidade de mainframes distintos. Um dos maiores representantes foi o CTSS, criado pela MIT, sendo lançado em 1961 para o computador IBM 7090.
Visando ao problema da