Era Barroca e Classica
4.1) A contextualização cultural em cada um deles;
4.2) Em que linha ideológica podem divergir ou convergir e, por fim,
4.3) As fidelidades narrativas dos matizes culturais contidos neles através de suas musicas.
Os três filmes se baseiam na história de vida de músicos renomados da música clássica, entre eles são , Bethoven , Mozart e Marin Marais. Cada filme retrata a vida de cada um deles mostrando suas conquistas, seus anseios e por fim, o final de suas vidas. Começando primeiramente com o filme “Minha amada Imortal” que se inicia no século XIX , contando sobre a vida de Bethoven, sua infância perturbada e sua busca incansável por sua amada. Essa época foi marcada pela era romântica , e Bethoven era um dos músicos que seguiam esse período. Em relação a estética musical o Romantismo se espelhou primeiramente no Barroco e no Classicismo, mas sempre buscando inovar. O filme “ Amadeus” também fala da história de vida de Mozart e a inveja doentia que Salieri tinha por ele , sua história também se inicia no século XIX , contendo assim características neoclássicas e românticas neste período. Podemos dizer também que nessa época a arquitetura era voltada para a arte do Impressionismo e expressionismo.
E por fim o filme “ Todas as manhãs do mundo “ que como disse anteriormente se baseia na vida do músico Marin Marais que relembra sua trajetória no mundo artístico e a ajuda que teve de seu professor e mestre Sainte Colombe no decorrer deste caminho.
Diferente dos outros filmes, sua história se inicia no século XVII , no período barroco , onde podemos ver a música ocidental tomando forma .
Podemos relacionar os três filmes por suas principais características, como a música clássica e barroca , onde os três filmes abordam o mesmo propósito que seria mostrar as diferenças da estética musical de cada período , e também