sociologos
Pesquisa sobre o que é a Sociologia de Augusto Comte, Émile Durkheim e Max Weber.
Marcos Henrique Silva Do Nascimento
Porto Velho
Maio - 2014
Marcos Henrique Silva Do Nascimento
Pesquisa sobre o que é a Sociologia de Augusto Comte, Émile Durkheim e Max Weber.
Trabalho apresentado a Professora Cleonete da disciplina de Homen Cultura e Sociedade da urma D62 , Noturno, do curso de Direito.
Porto Velho
10/05/2014
Augusto Comte
Sociologia e Positivismo
A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis
Adotando os critérios histórico e sistemático, outras ciências abstratas antes da Sociologia, segundo Comte, atingiram a positividade: a Matemática, a Astronomia, a Física, aQuímica e a Biologia. Assim como nessas ciências, em sua nova ciência inicialmente chamada de física social e posteriormente Sociologia, Comte usaria a observação, a experimentação, da comparação e a classificação como métodos - resumidas na filiação histórica - para a compreensão (isto é, para conhecimento) da realidade social. Comte afirmou que os fenômenos sociais podem e devem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais; entretanto, sempre insistiu e argumentou que isso não equivale a reduzir os fenômenos sociais a outros fenômenos naturais (isso seria cometer o erro teórico e epistemológico do materialismo): a fundação da Sociologia implica que os fenômenos sociais são um tipo específico de realidade teórica e que devem ser explicados em termos sociais.
Em