trabalho introducao
Algumas características arquitetônicas especiais resultaram do seu uso: a determinação do espaçoo interior pela armação estrutural de madeira dando profundidade e largura, o desenvolvimento da técnica de aplicar vernizes à estrutura para preservá-la -- Estes em cores fortes e brilhantes, tornando-se característica chave da tradicional arquitetura chinesa -- e a técnica de construir uma plataforma para prevenir danos devido à umidade.
A pedra foi o material escolhido para a construção de grandes obras de arquitetura e engenharia tanto de caráter civil como militar. Entre elas, A Grande Muralha e os templos rupestres budistas onde câmaras e capelas de culto budistas, celas e outras dependências para a vida dos monges, foram escavadas em rocha viva.
Leia mais: http://www.ndig.com.br/item/2012/10/a-china-antiga-e-sua-arquitetura-monumental#ixzz2wYD3r29Q
Qualquer conjunto arquitetônico chinês, seja civil ou religioso apresenta axialidade e simetria, determinadas pela existência de um eixo principal de disposição Norte-Sul onde se situam os edifícios e pátios mais importantes, e que servem de ponto de partida na distribuição simétrica e na hierarquia dos pátios e dependências de valor secundário.
Leia mais: http://www.ndig.com.br/item/2012/10/a-china-antiga-e-sua-arquitetura-monumental#ixzz2wYDGD6BI
Ponte Zhaozhou
Falar da arquitetura chinesa e não falar de suas belíssimas e resistentes pontes é esquecer uma parte importante de sua arquitetura.
A ponte Zhaozhou é a primeira no mundo a utilizar como vão central um grande arco de pedra entre dois pequenos arcos laterais. É situada no distrito de Zhaoxian, na província de Hebei, foi construída na Dinastia Sui há mais de 1.400 anos pelo arquiteto Lin Chun, famoso artesão de sua época.
A ponte foi construída com uma suave inclinação para facilitar a subida e descida de carruagens e transeuntes, seus