Trabalho Introducao EST
Disciplina: Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
Professor: Alexandre
Grupo: Luiza Mendes, Michel Palmier, Érica Cardoso, Ana Karoline e Paula Lorena
Análise crítica do texto “Dez princípios para se alcançar uma cultura de segurança total”
O texto trata sobre a importância da Cultura de Segurança Total (CST) dentro de uma organização, visto que a mesma proporciona a cooperação entre os chefes e os empregados e a responsabilidade pela segurança passa a ser compartilhada. As ações voltadas para segurança do trabalho passam a ser reconhecidas por todos e se tornam uma preocupação contínua.
A CST requer a atenção nos fatores ambientais, comportamentais e pessoais. Além disso, princípios básicos sustentam os procedimentos humanos para alcançar uma CST. Quando esses princípios são aceitos pelos empregados, é possível desenvolver e implementar planos de ações relevantes. Portanto, a participação e o envolvimento dos empregados é necessária para se desenvolver uma CST.
O texto é dividido em 10 princípios:
Princípio 1:
Princípio 2:
Princípio 3: Focalização no processo e não nos resultados.
Focar nos resultados em vez do processo e uma prática muito comum quando se trata de segurança nas organizações, pois na maioria das vezes estão focados em taxas e estatísticas. E com isso os processos acabam sendo deixados de lado,e tendo um nível de importância menor do que o esperado. As companhias ranqueadas por taxa de frequência de acidentes com lesão, muitas vezes a atenção e desviada de processos que seriam destinados a acidentes de trabalho e não a taxas.
Práticas seguras de trabalho demandam cumprimento de procedimentos, sacrifícios, interrupções de