Estudante Engenharia
Electricidade
Motor de Bedini
Pedro Carvalho Nº6135
José Carlos Miranda Nº6784
10 de Junho de 2011
Teoria da Electricidade – Motor de Bedini
Engenharia Eléctrica
Resumo:
Este relatório serve para descrever todo o trabalho realizado na construção de um motor de bedini.
A ideia do trabalho surgiu da proposta do Professor Doutor João Vilaça, proposta essa, que se encontrava inserida na cadeira Teoria da Electricidade, referente ao 2º semestre do 1º ano curricular do curso de Engenharia Eléctrica.
A nossa escolha inicial recaiu sobre um motor só composto por imans que jogando com os polos e as forças de atracção e repulsão iriam criar movimento no motor. Esse movimento iria criar um campo magnético variável que iria induzir algumas bobines para que as bobines fossem capazes de alimentar algum circuito, como por exemplo, lâmpadas.
Após algumas pesquisas e experiências concluímos que um motor meramente composto por imans não seria capaz de rodar o tempo, por nós desejado, pois os campos magnéticos dos imans iriam sempre procurar o equilíbrio.
Através deste sistema e depois de muitas alterações, quer no posicionamento dos imas, no número de imans e na base onde iriam estar colocados, conseguimos que o motor roda-se cerca de 10 minutos, insuficiente para o pretendido.
Durante a pesquisa para a ideia inicial, surgiu a ideia de um motor de bedini que teoricamente seria mais capaz de alcançar os objectivos a que nos propusemos inicialmente. Assim sendo avançamos para a sua construção, escolhendo os materiais e procedendo à sua montagem.
Como rotor, inicialmente escolhemos um prato de um disco rígido por ser mais leve mas desta forma era complicado fixar os imans e assim sendo alteramos para uma base de alumínio.
1
IPCA - EST - Escola Superior de Tecnologia
Teoria da Electricidade – Motor de Bedini
Engenharia Eléctrica
Como eixo de rotação utilizamos um motor de um disco rígido, pois possui muito pouco