Trabalho Introdu O Ao Banco De Dados
Disciplina: Introdução ao Banco de Dados
Professor: Ricardo Vieira
Faculdade Cidade Verde – Trabalho referente ao Primeiro Semestre
1 –
Entidade: Chamamos de entidade o conjunto de características de determinado objeto existente. Um exemplo prático, seria a entidade Clientes, que acopla atributos referente a clientes como nome, informações pessoais, endereços etc. Fornecedores, Vendedores, Frota Veículos e Itens também são exemplos de entidades.
Relacionamento: Os relacionamentos são as interações entre as entidades, se assim, podemos dizer. Por exemplo: Um Pedido é feito por um Cliente e neste Pedido podem existir diversos itens, itens que são gravados na tabela Detalhes do Pedido. Além disso, cada Pedido possui um número único (Código do pedido), mas um mesmo Cliente pode fazer diversos pedidos e assim por diante. Existem os relacionamentos (1:1) , (1:N) e (N:N).
Atributo: Os atributos são as características peculiares de uma entidade, ou seja, aquilo que a caracteriza. Exemplo: atributo NOME na entidade ALUNO. Endereço, Data de Nascimento, CPF e RG também são atributos para esta entidade. Neste contexto, entrariam as chaves primárias, índices e outras propriedades que não serão abordadas neste trabalho.
Generalização/Especialização: Essas duas regras, podemos dizer, por experiência própria são primordiais na manipulação de dados em um sistema. A generalização tem como função agrupar indivíduos com atributos comuns, onde suas diferenças, podem ser desprezadas. A especialização é caracterizada pelos subgrupos gerados. Exemplo: Entidade cliente pode ser pessoa Física ou Jurídica. Como pessoa física: Nome, CPF e RG e como pessoa jurídica: Nome, CNPJ e IE. Pessoa física e jurídica tem o nome em comum, porém CPF, RG, CNPJ e IE são diferentes para cada subgrupo.
Entidade Associativa: Uma entidade associativa é proveniente de um relacionamento (N:N). Ela surge a partir de um relacionamento entre duas entidades,