Trabalho interdisciplinar
No mundo atual, a escola pode ser considerada um dos meios de sociabilização, mais importantes da sociedade. O ato de estudar, também envolve questões valorativas e exercícios de cidadania: é por meio dos diversos saberes que se participa do mundo do trabalho, das mais variadas instituições da vida cotidiana, articulando-se o bem estar próprio com o bem estar de todos.
Tratando-se de um modo social que visa tornar viável uma população composta por membros diferentes, visa-se conviver pacificamente em uma sociedade individualista. E as diferenças existentes são muitas: étnicas, culturais, de gênero, regionais, socioenômicas, geracionais, entre outras. E por isso é preciso valorizar as diversas singularidades dos educandos, visando propiciar o desenvolvimento destes, enquanto cidadãos cônscios. O ambiente escolar, é um lugar onde se pode ensinar esses valores e aprender a traduzi-los em ações e atitudes.
Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, levando-se em consideração que umas das funções dos Educadores seria a de desenvolver o capital intelectual dos estudantes, especialmente nos seguintes eixos: a criatividade, a flexibilidade, a capacidade de resolução de problemas, a inteligência coletiva, o aperfeiçoamento contínuo. E outra a de desenvolver o seu capital social, através da capacidade de construir relações e de contribuir para os recursos humanos da sociedade em geral.
A Escola e a Formação do Sujeito Enquanto Cidadão
Colocando-se a escola em primeiro lugar é que que obteremos transformações positivas no setor econômico, político e social. Professores e alunos são sujeitos históricos que mediatizados por conteúdos constroem um processo que é mais do que ensino e aprendizagem; que é vida, ideal de homem / mulher e de sociedade.
A aprendizagem é uma construção coletiva assumida por grupos específicos na dinâmica