Trabalho Interdisciplinar
Matemática
Érica Cremasco Borsari Felippe
Produção textual interdiciplinar
Análise sobre inclusão escolar
Londrina
2014
érica Cremasco borsari felippe
Produção textual interdiciplinar
Análise sobre inclusão escolar
Trabalho apresentado ao Curso de Matemática da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Inclusão escolar, sociedade, educação e cultura; Língua brasileira de sinais (LIBRAS); Seminário da prática I.
Profs. Regina Célia Adamuz; Sérgio Goes Barboza; Sandra Cristina Malzinoti Vedoato; Mari Clair Moro Nascimeto.
Londrina
2014
INTRODUÇÂO
Nos dias de hoje existe um movimento de inclusão, onde pessoas com deficiência e membros de suas famílias, buscam direitos e um lugar na sociedade. Para que haja uma inclusão escolar, é necessário recriar o conceito de educação, além de atualizar metodologias e materiais pedagógicos.
O conceito de sociedade inclusiva se fundamenta em reconhecer e valorizar a diversidade, como característica indispensável para a criação de uma sociedade, garantindo assim a participação de todos, independente de suas diferenças, a todas as oportunidades.
ANÁLISE
Para que haja uma interação escolar igualitária, é imprescindível o professor repensar sobre o que está habituado a fazer, e a escola oferecer uma estrutura para se trabalhar com homogeneidade, no de desrespeito a acessibilidade e qualidade de ensino. Essas mudanças deverão levar em conta o contexto sócio econômico, além de serem gradativos planejadas e contínuas, para garantir uma educação de ótima qualidade (Bueno, 1998).
A inclusão depende da mudança de valores da sociedade e a vivência de um novo modelo, onde se faz necessário novas reflexões dos professores, direções, alunos, pais e comunidade, mas também se deve levar em conta as diferenças, sem discriminação, colocando no mesmo espaço demandas tão diferentes e específicas de ensino, tendo a