LIDERAN A
1. Comparar Liderança e Administração.
JOHN KOTTER, argumenta que Administração diz respeito ao enfrentamento de complexidade. A boa administração traz ordem consistência por meio da elaboração de planos formais, do projeto de estruturas organizacionais rígidas de monitoramento dos resultados em comparação com os planos.
Já a Liderança, diz respeito ao enfrentamento de mudanças. Os líderes estabelecem direções através do desenvolvimento de uma visão de futuro; depois, engajam as pessoas comunicando-lhes essa visão e inspirando-as a superar os obstáculos.
ROBERT HOUSE, concorda em princípio, quando diz que o administrador utiliza a autoridade natural de sua posição na organização para obter o comprometimento dos membros.
Definimos LIDERANÇA como a capacidade de influenciar um grupo para alcançar metas. Uma pessoa pode assumir um papel de liderança apenas em função do cargo ocupa. Nem todos os Líderes são Administradores, e nem todos os executivos são Líderes. A liderança não SANCIONADA, aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal da organização, geralmente é tão importante quanto a influência FORMAL, ou até mais. Os LÍDERES podem surgir naturalmente de dentro de um grupo ou por indicação formal.
2. Resumir as conclusões da Teoria dos Traços.
A teoria dos traços diferencia os líderes dos não lideres, com base nas qualidades e características pessoais do líder.
Uma novidade expressiva surgiu quando os pesquisadores começaram a organizar os traços com base no Modelo Big Five de Personalidade. Esse modelo dava apoio forte e consistente aos traços como previsores da liderança.
Com base nas últimas descobertas, chegaram a duas conclusões. A primeira é que os traços podem identificar a liderança. Há vinte anos, as evidencias apontavam para o contrário. Mas isso deveu-se à ausência de uma estrutura válida para classificar e organizar os traços. O modelo Big Five resolveu à questão. A segunda