ONU - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
A ONU, Organização das Nações Unidas, nasceu oficialmente em 24 de Outubro de 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de unir todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios da justiça, dignidade humana e bem estar de todos. A organização foi criada, então, como uma prevenção; para que as desavenças entre as nações não levassem novamente o mundo à guerra. Com base nisso, os principais objetivos da ONU desde sua criação foram: a defesa dos direitos fundamentais do ser humano; a garantia da paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de confronto armado; a busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações e a criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.
A organização começou com apenas 51 Estados-membros e hoje contam com 193, sendo os principais colaboradores e membros permanentes os Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. Todos os representantes dos países membros reúnem-se na Assembleia Geral, que é parecida com um parlamento mundial. Cada país, grande ou pequeno, rico ou pobre, tem um único voto; contudo, as decisões tomadas pela Assembleia não são vinculativas. Com isso, as decisões da Assembleia tornam-se resoluções, que têm o peso da opinião da comunidade internacional.
Sua sede fica em Nova Iorque, nos Estados Unidos, mas o terreno e os edifícios são território internacional. Através de reuniões constantes, seus representantes definem leis e protocolos sobre termos políticos, administrativos e diplomáticos internacionais.
A ONU possui muitas organizações e agências que funcionam para trabalhar sobre questões específicas. Algumas das mais conhecidas são a FAO, a UNESCO, a AIEA, o Banco Mundial e a OMS. É por meio dessas agências que as Nações Unidas realiza a maior parte de seu trabalho humanitário.
É financiada a partir de contribuições voluntárias dos Estados-membros e possui como